Acessibilidade

Acessibilidade

São considerados Passageiros com Necessidade de Assistência Especial (PNAE): gestantes, lactantes, pessoas com criança de colo, pessoas idosas, pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência e qualquer pessoa que, por alguma condição específica, tenha limitação na sua autonomia como passageiro.

A infraestrutura do terminal de passageiros atende à NBR-9050:2015 no que se refere aos sanitários, vestiários para funcionários, declividade de rampas e altura de corrimãos. As placas de sinalização têm informações em português e em inglês e os elevadores contam com botões em braile. Todos os balcões de check-in e de vendas de passagens também foram trocados por modelos acessíveis.

Os funcionários do Aeroporto passam por capacitação periódica para atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais.

  • A companhia aérea é responsável por dar assistência ao PNAE desde o check-in até o acesso à área pública, após o desembarque. A empresa deve oferecer atendimento prioritário em todos os momentos.

    O passageiro deve comunicar à empresa aérea o tipo de assistência especial que necessita, em qualquer canal de comercialização da passagem aérea ou de atendimento da empresa. 

    Prazos para comunicação:

    - No momento da contratação do serviço aéreo (em resposta às perguntas da empresa);

    - Com antecedência mínima de até 72 horas do horário previsto de partida do voo caso sejam necessários acompanhante e/ou de cuidados médicos especiais, como o uso de maca, oxigênio ou outro equipamento médico, apresentando os documentos médicos comprobatórios;

    - Com antecedência mínima de 48 horas do horário previsto de partida do voo, quando necessitar de outros tipos de assistência, como assento especial.

  • O Aeroporto de Salvador possui dois equipamentos AVIRAMP, que permitem acessibilidade a portadores de necessidades especiais junto com os demais passageiros, com conforto e segurança, durante embarques e desembarques remotos.

     

  • Esses equipamentos considerados como ajudas técnicas devem ser transportados gratuitamente (limitado a uma peça por pessoa) e levados na cabine de passageiros. Se as dimensões dos equipamentos ou da aeronave (ou, ainda, por razão de segurança) inviabilizarem o transporte na cabine, eles deverão ser transportados no compartimento de bagagem. Quando despachado, o equipamento deve ser disponibilizado ao passageiro no momento do seu desembarque da aeronave.

  • As pontes de embarque fazem a ligação entre o terminal de passageiros e o avião, permitindo que as pessoas embarquem e desembarquem por local coberto, climatizado e seguro. Atualmente, o Aeroporto dispõe de 18 pontes.