Aeroporto de Salvador recebe selo da Diversidade Étnico-Racial por quatro anos seguidos

Aeroporto de Salvador recebe selo da Diversidade Étnico-Racial por quatro anos seguidos

•    Secretaria Municipal da Reparação de Salvador concede o reconhecimento levando em conta as ações implementadas desde o início da Concessão, em 2018;
•    A VINCI Airports criou um Comitê de Diversidade no Salvador Bahia Airport para desenvolver e implementar medidas de combate à discriminação.


Salvador, Dezembro 2021 – O Salvador Bahia Airport, integrante da rede VINCI Airports, recebeu pelo quarto ano seguido o Selo de Diversidade Étnico-Racial, através do qual a Secretaria Municipal da Reparação de Salvador reconhece organizações que desenvolvem iniciativas de combate ao racismo institucional.


Alinhado com a política da VINCI Airports de promover ambientes de trabalho diversos, desde os primeiros dias da nova administração, o Salvador Bahia Airport implementou o acompanhamento de perfil de funcionários através de censo e adotou processos para aumento da contratação de profissionais negros. Além disso, realiza treinamentos de combate a vieses inconscientes e um calendário anual de ações voltadas para valorização da diversidade, promovendo um ambiente de trabalho inclusivo.


Em 2018, o aeroporto criou o Comitê de Diversidade, que tem o objetivo de debater sobre o tema e propor ações de combate à discriminação na instituição. Ao longo dos anos diversas iniciativas foram realizadas. Em 2021 foi realizado no mês de março o projeto Elas no Controle, celebrando o mês da mulher e debatendo seus desafios durante a pandemia. Diversas especialistas foram convidadas para fazerem palestras durante o mês, com destaque para a de tema "Sexismo, racismo e pandemia: os desafios para os direitos humanos".


Durante o mês da Consciência Negra, o Salvador Bahia Airport sediou treinamentos internos para funcionários e comunidade aeroportuária e promoveu o Road Show Black Money, uma feira que fomenta o empreendedorismo negro. O evento contou com uma mesa-redonda sobre ‘A diversidade e o multiculturalismo a partir da perspectiva dos negócios’ e uma exposição de produtos de afroempreendedores para empresas que possuem negócios no aeroporto.


"O aeroporto é um local que traz por si só esse olhar sobre a pluralidade de culturas, de olhares, de formas de ver o mundo. Para nós, fazer com que esse espaço seja cada vez mais inclusivo e reflexo da diversidade é primordial. Essa certificação comprova que nossos esforços estão na direção certa, abraçando a política da VINCI Airports, especialmente por nós operarmos mais de 45 aeroportos ao redor do mundo", afirma Isabela Dantas, gerente de Recursos Humanos do Salvador Bahia Airport.


Sobre o Salvador Bahia Airport


Localizado na primeira capital brasileira, o Salvador Bahia Airport faz parte da rede VINCI Airports desde 2 de janeiro de 2018 através de um Contrato de Concessão com duração de 30 anos. Desde então, o aeroporto tem incorporado padrões globais de operação, buscando entregar mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para os seus passageiros. Com este objetivo, foram realizadas obras de modernização e ampliação do terminal de passageiros, um investimento de R$ 700 milhões que ampliou sua capacidade em 50%, de 10 milhões para 15 milhões de passageiros ao ano. Apontado por dois anos seguidos como o "Aeroporto Mais Sustentável do Brasil", o Salvador Bahia Airport se destaca pelo seu espírito pioneiro em suas ações de preservação ambiental. Mais informações podem ser encontradas no site ou nas redes sociais @salvadorbahiaairport.


Sobre a VINCI Airports


A VINCI Airports, maior operador privado de aeroportos do mundo, administra 45 aeroportos em 12 países na Europa, Ásia e nas Américas. Com sua expertise agregadora, desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos. Também aplica sua capacidade de investimento e conhecimento em otimizar o desempenho operacional, modernizando infraestruturas e conduzindo-as rumo à sustentabilidade ambiental. A VINCI Airports se tornou o primeiro operador aeroportuário a desenvolver uma estratégia ambiental internacional, em 2016, com o objetivo de atingir a neutralidade de carbono na sua rede em 2050.


Mais informações estão disponíveis em: site da Vinci, no Twitter ou no perfil Oficial do Linkedin.


Imagem: Divulgação | Foto: Will Recarey