Bagagem despachada

Bagagem despachada

O peso limite da bagagem despachada varia de acordo com o tamanho do avião, classe contratada, companhia aérea e destino. Em voos nacionais, a média é de 23 kg. A companhia aérea pode cobrar até 0,5% do valor da tarifa por quilo extra. As bagagens que não se enquadrarem nas regras estabelecidas pela empresa podem ainda ser recusadas, enviadas em outro voo ou ser submetidas a contrato de transporte de carga.

Não é recomendável levar bens de valor na bagagem despachada. Caso necessário, declare o valor no check-in, apresentando a nota fiscal. A empresa cobra uma taxa extra e se responsabiliza pelos bens.

  • Se a sua bagagem foi extraviada ou chegou danificada ao destino final, o passageiro deverá reclamar com a companhia aérea no prazo de 7 dias a contar da data de entrega da bagagem, ou de 21 dias se tiver recebido a bagagem com atraso.

  • Sim. Os passageiros não podem transportar na bagagem quaisquer materiais explosivos ou dispositivos incendiários.

    Deve, também, confirmar se artigos que não são permitidos na bagagem de mão podem ser despachados, visto que aqui o transporte é menos restritivo. Para saber tudo sobre o que é proibido transportar, consulte a página Itens Proibidos.

  • Sim. Entre em contato com sua companhia aérea antes de viajar, pois dependendo do destino, da companhia ou classe em que viaja, os limites em relação ao número de peças e peso podem variar.

    Caso tenha sobrepeso de bagagem e não queira pagar taxa extra de transporte, poderá deixá-la no guarda-volume do aeroporto até seu regresso. Saiba mais em Serviços de Bagagem.

  • Se você vai transportar equipamentos desportivos, instrumentos musicais, animais ou outro tipo de bagagem especial ou volumosa, é aconselhável entrar em contato com sua companhia aérea antes de viajar. Dessa forma, você saberá os custos, limites, procedimentos e documentos necessários para um embarque sem contratempos.