Carnaval 2020: Aeroporto homenageia trio elétrico em seus 70 anos

Carnaval 2020: Aeroporto homenageia trio elétrico em seus 70 anos

"Fobica", esse foi o nome que os amigos Adolfo Antônio Nascimento (Dodô) e Osmar Alves Macedo deram ao primeiro trio elétrico que subiu a ladeira da Rua Chile em direção a Praça Castro Alves, na capital baiana, em 1950. 70 anos depois e muitas mudanças, o trio elétrico é uma das marcas registradas do carnaval baiano.


Para celebrar, o Salvador Bahia Airport se prepara para receber seus passageiros no melhor estilo. Além de um pocket show realizado pelos irmãos Macedo e ações espalhadas pelo terminal, as pessoas também poderão fazer um registro com a Fobica cenográfica (que ficará exposta próximo à Praça de Alimentação). Para completar as comemorações, o representante do Aeroporto entregará uma corneta estilizada pelo artista plástico Elano Passos à família Macedo, fazendo uma alusão à corneta originalmente utilizada no carro adaptado por Dodô e Osmar. O evento começa às 14h do dia 18/02 na área pública ao lado da Praça de Alimentação.


"A Fobica foi um verdadeiro marco para a história do Carnaval baiano, e é graças a essa invenção de Dodô e Osmar que os festejos ganharam esse formato que é tão característico do Carnaval de Salvador", aponta Julio Ribas, diretor-presidente do Salvador Bahia Airport.


Selfies – Para os turistas entrarem no clima do Carnaval, o Salvador Bahia Airport instalou alguns painéis 3D no terminal. Junto com a Fubica cenográfica, um cenário da Igreja do Bonfim com gradil para amarrar fitinhas e um painel 3D para fotos com tambores cenográficos prometem ser os locais mais concorridos para uma selfie divertida.


Também serão realizadas ações com tatuagens temáticas no desembarque, para os visitantes já entrarem no clima da folia, e no embarque, para aqueles que estão deixando a capital baiana levarem na pele a lembrança do Carnaval.


"Mais do que preparar nossas operações para o Carnaval, queremos que os nossos visitantes comecem a viver a experiência da folia desde os primeiros momentos que chegam em Salvador e levem ótimas lembranças no retorno", aponta Julio Ribas diretor presidente do Salvador Bahia Airport.


Confira a programação:


Homenagem aos 70 anos do Trio Elétrico
Pocket show dos Irmãos Macedo
Dia 18/2 (terça-feira), 14h
Local: 1° pavimento, ao lado da Praça de Alimentação

Distribuição de tatuagens para a folia
Dias 20 e 21/2, das 13h às 18h
Local: Térreo, área de restituição de bagagens

Distribuição de tatuagens para a folia
Dias 26 e 29/2, das 10h às 18h
Local: 2° pavimento, no pré-embarque

Exposição de Fubica cenográfica
Local: 1° pavimento, na claraboia


Sobre o Salvador Bahia Airport


Localizado em Salvador, capital baiana e primeira capital brasileira, o Salvador Bahia Airport faz parte da rede VINCI Airports desde 2 de janeiro de 2018 através de um Contrato de Concessão com duração de 30 anos. Na lista dos dez aeroportos mais movimentados do País, ele conecta o estado da Bahia a 34 destinos, sendo 25 domésticos e 9 internacionais.


Desde o início da Concessão, o aeroporto tem incorporado padrões globais de operação, buscando entregar mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para os seus passageiros. Grandes investimentos em um programa de modernização e ampliação levaram à extensão de 22.000 m² de área construída, ao acréscimo de seis novas pontes de embarque, à abertura de mais uma pista para aviação comercial e à instalação de um sistema de detecção e combate a incêndio. Além disso, o aeroporto se comprometeu a apoiar o desenvolvimento econômico do estado através do desenvolvimento de tráfego e iniciativas de estímulo ao turismo.


Reconhecido como um aeroporto verde pelo Conselho Internacional de Aeroportos, o Salvador Bahia Airport se destaca por suas conquistas no campo da sustentabilidade entre as quais zero descarte de efluentes, adoção de medidas visando eficiência energética, e a implementação de um programa efetivo de reciclagem. As iniciativas estão alinhadas com o compromisso da VINCI Airports em reduzir sua pegada de carbono. O Aeroporto também procura valorizar e promover as especificidades culturais e sociais da Bahia, um de seus grandes ativos.


Sobre a VINCI Airports


A VINCI Airports, como a maior operadora privada de aeroportos no mundo, administra o desenvolvimento e operação de 45 aeroportos localizados no Brasil, Camboja, Chile, Costa Rica, República Dominicana, França, Japão, Portugal, Sérvia Suécia, Reino Unido e Estados Unidos. Atendida por mais de 250 linhas aéreas, a rede VINCI Airports transportou mais de 255 milhões de passageiros em 2019.


Por meio de sua expertise como um integrador abrangente, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos, aproveitando sua capacidade de investimento e know-how para otimizar a gestão e o desempenho dos aeroportos e fazer ampliações e outras melhorias. Em 2019, sua receita anual para atividades geridas foi de 4,9 bilhões de euros e de 2,6 bilhões de euros para receita consolidada. Mais informações estão disponíveis em www.vinci-airports.com ou www.salvador-airport.com.br.