IMPACTOS DA PANDEMIA: PERGUNTAS E RESPOSTAS

PERGUNTAS E RESPOSTAS

IMPACTOS DA PANDEMIA: PERGUNTAS E RESPOSTAS

PERGUNTAS FREQUENTES (16/03/2021)

O terminal de passageiros estará aberto durante o período das restrições mais severas? E durante o toque de recolher?

O Aeroporto de Salvador segue operando normalmente, recendo pousos e decolagens 24h por dia. Estão sendo seguidos todos os protocolos sanitários recomendados pelos órgãos competentes.

O estacionamento do terminal funcionará normalmente?

O serviço de estacionamento, gerido pela SMS, permanece inalterado. Contudo, tendo em vista o toque de recolher em vigor das 20h às 05h, o Salvador Bahia Airport recomenda que o passageiro tenha em mãos o seu cartão de embarque quando for se deslocar nesse intervalo.

Como faço para cancelar uma passagem? Como consigo reembolso, como sei se o voo vai acontecer?

Para cancelar ou remarcar uma passagem você deve procurar sua companhia aérea, assim como para saber se o seu voo está confirmado.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), se optar por cancelar o voo e decidir pelo reembolso, o passageiro está sujeito às regras contratuais da tarifa adquirida. O prazo para o reembolso é de 12 meses, contados da data do voo. Saiba mais https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/coronavirus/passageiros-covid.

Para assegurar uma oferta diversificada de voos no futuro, aconselhamos o viajante a adiar a viagem, quando possível, em vez de cancelar.
 

PASSAGEIROS QUE EMBARCAM NO AEROPORTO DE SALVADOR

Meu voo está previsto para acontecer no período de restrição mais rígidas. Ele será cancelado?

Os pousos e decolagens no Aeroporto de Salvador acontecerão de acordo com a programação das companhias aéreas. Os decretos que estabeleceram as restrições mais rígidas autorizam o funcionamento de terminais aeroviários, bem como o deslocamento de seus trabalhadores e colaboradores. O passageiro deve entrar em contato com a companhia aérea para confirmar o horário de seu voo.

Ouvi dizer que haverá alteração na malha de abril de algumas companhias aéreas. Como posso saber se meu voo está mantido?

Você deve procurar sua companhia aérea ou agência de viagens para obter informações acerca do status do seu voo. Geralmente, quando há alguma mudança relativa ao voo as companhias comunicam por e-mail ou SMS. Por isso, fique atento (a) a esses meios de comunicação.

Há alguma alteração no protocolo de check-in no aeroporto?

Verifique com sua companhia aérea se há alguma orientação específica. Em linhas gerais, o check-in segue inalterado.   

Que tipo de máscara devo usar na hora do embarque?

Segundo as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a máscara deve estar bem ajustada ao rosto, cobrindo o nariz e boca, sem aberturas que permitam a entrada ou saída de ar e gotículas respiratórias. Com as alterações recentes na Resolução RDC 456 da Agência, os modelos que não garantam essa proteção não serão mais aceitos nos aeroportos e nas aeronaves.

Bandanas, lenços e protetores faciais do tipo “face shield” usados sem máscaras por baixo não serão permitidos, assim como máscaras de acrílico ou de plástico transparente e as que possuem válvula de expiração, mesmo que sejam profissionais. As máscaras de tecido confeccionadas artesanal ou industrialmente com material como algodão e tricoline continuam permitidas, mas devem possuir mais de uma camada de proteção e ajuste adequado ao rosto.

Meu filho tem necessidades especiais. Ele precisa usar máscara?

Segundo as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado da proteção e crianças com menos de três anos de idade não serão obrigadas a usar a proteção facial.

Devo chegar com quanto tempo de antecedência ao terminal?

Esta informação deve ser confirmada com a companhia aérea. Contudo, em virtude de eventuais barreiras no trajeto entre seu ponto de partida e o aeroporto, sugerimos que o deslocamento seja feito com mais antecedência. Se possível, tenha em mãos o seu cartão de embarque/ confirmação de voo, a fim de justificar seu trânsito nos horários restritos.

Posso ter acompanhantes durante a minha espera no terminal de passageiros?

Para evitar aglomerações, sugerimos que os passageiros evitem acompanhantes, salvo em situações nas quais os passageiros precisam de apoio/ suporte até o momento do embarque. Mesmo nestes casos, vale avaliar, junto à companhia aérea, se há alternativas para evitar deslocamento desnecessário nos horários em que vigora o toque de recolher.

Preciso estar no aeroporto antes do início do período de restrições, mesmo se meu voo for acontecer muito depois?

Os passageiros que têm viagens previstas para os próximos dias encontrarão o terminal de passageiros aberto 24h, não sendo necessário chegar no aeroporto com maior antecedência do que o já recomendado pelas companhias aéreas. Isso vale também para o período específico do toque de recolher, em vigor diariamente das 20h às 05h.

Vale ressaltar, contudo, que é importante portar seu cartão de embarque no período do toque de recolher, a fim de justificar o deslocamento em caso de barreiras no trajeto até o aeroporto.

 

PASSAGEIROS QUE DESEMBARCAM NO AEROPORTO

Desembarco no Aeroporto de Salvador nos próximos dias. Terei que aguardar o horário final do toque de recolher para me dirigir ao meu destino?

Não é necessário permanecer no aeroporto. Estão permitidos transportes em veículos privados de passageiros, como táxis e carros por aplicativo. Ônibus e metrô estarão disponíveis em horários especiais, que devem ser consultados junto aos operadores desses serviços.

Vale ressaltar, contudo, que no horário do toque de recolher (diariamente, das 20h às 05h) é importante portar seu cartão de embarque, a fim de justificar o deslocamento em caso de barreiras no trajeto do aeroporto até seu destino final.

Tenho um transfer agendado quando desembarco. Ele será mantido?

É importante confirmar o serviço diretamente com a empresa contratada. O terminal estará aberto e com toda a estrutura para viabilizar o trabalho dos subconcessionários que operam no local.

Minhas malas serão desembarcadas normalmente?

Todos os serviços logísticos estão mantidos.

Tenho conexão em Salvador, há algum impacto no meu itinerário?

Recomendamos que consulte a sua companhia aérea para obter mais informações sobre o seu voo.

Encontrarei serviços de táxi disponíveis no terminal?

Sim. Os decretos preveem que atividades profissionais de transporte privado de passageiros aconteçam nos horários em que o toque de recolher é válido.