Elas no controle: Salvador Bahia Airport celebra mês da Mulher debatendo seus desafios durante a pandemia

Elas no controle: Salvador Bahia Airport celebra mês da Mulher debatendo seus desafios durante a pandemia

Além de eventos online com especialistas, haverá ação nas redes sociais e encontro virtual com jovens


A mulher sempre teve que enfrentar diversos desafios em seu dia-a-dia e ainda – com a pandemia, suas rotinas mudaram e os desafios se ampliaram, criando diversos dilemas. Discuti-los é o objetivo do "Elas no Controle", projeto do Salvador Bahia Airport. Como um integrante da rede VINCI Airports, que recentemente implementou a campanha "Mulheres em movimento", o Salvador Bahia Airport está comprometido a de fato a empoderar mulheres e a promover a igualdade de gênero.


Esse ano, o Salvador Bahia Airport decidiu privilegiar o debate e a troca de ideias entre mulheres para atingir esse objetivo. Assim sendo, a campanha "Elas no Controle" focará em tópicos como a violência doméstica, estresse, multitarefas, solidão, entre outros, e reunir mulheres de diversos perfis em debates nos dias 11, 16 e 29 de março.


Para participar, interessadas devem se inscrever gratuitamente pelo link disponível no perfil do aeroporto no Instagram: @SalvadorBahiaAirport. A transmissão será feita pela plataforma Microsoft Teams e o link de acesso enviado ao e-mail de inscrição.


Elas Inspiram


O Salvador Bahia Airport também acredita que a igualdade de gênero e o empoderamento feminino deve ser endereçada também informando e inspirando novas gerações. Por isso, além dos debates, o Salvador Bahia Airport promove o "Elas Inspiram", um encontro online entre jovens aprendizes, estagiários e alunos de cursos técnicos com profissionais mulheres que trabalham no terminal. A iniciativa tem como objetivo incentivar adolescentes e jovens mulheres a conquistarem seu lugar de destaque no mercado de trabalho.


O encontro, que acontece no dia 25 de março às 15h30, será mediado pela gerente de comunicação da Salvador Bahia Airport, Daniela Franco e contará com a participação de profissionais de diversas áreas do aeroporto: Márcia Gonzaga, que supervisiona a equipe de suporte de tecnologia da informação (TI); Francisca Priscila, líder da Estação de Tratamento de Efluentes; Ticiana D’Ávila, enfermeira emergencista e bombeiro de Aeródromo Líder de Resgate.


“Faz parte dos valores da rede VINCI Airports a defesa pela diversidade e igualdade nas oportunidades profissionais”, afirma a gerente de comunicação do aeroporto, Daniela Franco. "Entretanto, isso não deve parar apenas em nossas instalações, mas precisa ser difundida para os demais que colaboram conosco, como passageiros, fornecedores, parceiros até chegar à sociedade em geral", completa.


Dessemelhança


Segundo o Relatório de Ciências da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, publicado em fevereiro deste ano, apenas 28% dos graduados em engenharia são mulheres, em inteligência Artificial, apenas 22% dos profissionais são mulheres e embora representem 33,3% de todos os pesquisadores, apenas 12% dos membros das academias de ciências nacionais são mulheres.


Ainda segundo a Organização, quando se fala em algo tão atual como a pandemia, as mulheres representam 70% de todos os profissionais de saúde e estão entre as mais afetadas pela pandemia e entre os que lideram a resposta à pandemia.


Entre os objetivos sustentáveis da ONU para serem alcançados até o ano de 2030 está a igualdade de gênero, causa que, segundo Daniela, a Concessionária está engajada para o cumprimento.


PROGRAMAÇÃO: “Elas no controle”

•    11/03 às 15h – “O papel da iniciativa privada e Sociedade civil no enfrentamento da violência contra mulher” por: Mayara Mezzomo, Especialista em Gestão da Inovação Social (Instituto Amani) e mestranda em Desenvolvimento e Gestão Social (UFBA);

•    16/03 às 15h – “Dilemas e desafios na pandemia” com: Érica Capinan, Pedagoga e especialista no Ensino de História e Cultura Afro brasileira e Especialista em Gestão Pública em Gênero/ Raça;

•    29/03 às 15h – “Sexismo, racismo e pandemia: os desafios para os direitos humanos” abordado pela promotora de Justiça e doutoranda em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Lívia Sant’Anna Vaz.


Sobre o Salvador Bahia Airport


Localizado em Salvador, capital baiana e primeira capital brasileira, o Salvador Bahia Airport faz parte da rede VINCI Airports desde 2 de janeiro de 2018 através de um Contrato de Concessão com duração de 30 anos. Desde então, o aeroporto tem incorporado padrões globais de operação, buscando entregar mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para os seus passageiros. Com este objetivo, foram realizadas obras de modernização e ampliação do terminal de passageiros, um investimento de R$ 700 milhões que ampliou sua capacidade em 50%, de 10 milhões para 15 milhões de passageiros ao ano. Mais informações podem ser encontradas no site www.salvador-airport.com.br ou nas redes sociais @salvadorbahiaairport.


Sobre a VINCI Airports


A VINCI Airports, maior operador privado de aeroportos do mundo, administra 45 aeroportos em 12 países na Europa, Ásia e nas Américas. Com sua expertise agregadora, desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos. Também aplica sua capacidade de investimento e conhecimento em otimizar o desempenho operacional, modernizando infraestruturas e conduzindo-as rumo à sustentabilidade ambiental. A VINCI Airports se tornou o primeiro operador aeroportuário a desenvolver uma estratégia ambiental internacional, em 2016, com o objetivo de atingir a neutralidade de carbono na sua rede em 2050.


Mais informações estão disponíveis em: www.vinci-airports.com @VINCIAirports ou no LinkedIn.