Inspeção de segurança

Inspeção de segurança

Na inspeção de segurança, são verificados os bens transportados pelos passageiros, na sua roupa e/ou bagagem de mão. O detector de metais e a inspeção por raio-X atendem a normas internacionais e buscam identificar e reter itens proibidos.

A passagem pelo detector de metais é obrigatória, exceto para passageiros com implante coclear ou marca-passo que comprovem a condição. Estes devem se se submeter à busca pessoal. Gestantes podem solicitar inspeção por detector manual ou busca pessoal.

A revista física só é realizada em casos específicos ou como medida extra de segurança. A inspeção é conduzida por agente de proteção da aviação civil do mesmo sexo do inspecionado ou autoridade policial, podendo ser feita em espaço reservado e com presença de testemunha. O passageiro que se negar a passar pela revista fica impedido de entrar na sala de embarque.

Todos os passageiros e tripulações precisam passar pela inspeção de segurança para acessar a área restrita de embarque. Esse é um procedimento obrigatório em todos os aeroportos. Por isso, programe-se para chegar com antecedência e evitar correria.

  • Você pode agilizar a passagem na inspeção de segurança, preparando-se antecipadamente. Confira as dicas:

    1. Retire computador portátil e/ou outros dispositivos eletrônicos da bagagem;

    2. Esvazie os bolsos, retirando moedas, chaves, celulares, entre outros, e coloque-os nas bandejas disponíveis. De preferência, reuna todos os objetos pequenos em uma bolsa, sacola ou na mochila antes de colocar na bandeja. 

    3. Certifique-se com antecipação de que não esteja levando nenhum item proibido.