Obra de Carybé está em exibição permanente no Salvador Bahia Airport

Obra de Carybé está em exibição permanente no Salvador Bahia Airport

Obra tombada em janeiro deste ano remete à história e expressões culturais da Bahia

 
A partir de agora, quem deixar Salvador vai ser relembrado, ainda no aeroporto, das razões para voltar. É que a obra “Manifestações Culturais”, de Carybé, entrou em exibição permanente na área de pré-embarque do Salvador Bahia Airport, membro da rede VINCI Airports. A obra destaca a riqueza cultural da Bahia de um jeito que só mesmo a arte é capaz de fazer.


Os quatro painéis que, juntos, têm 5m x 2,08m, estiveram guardados durante a expansão e reforma do aeroporto que foi concluída no ano passado. Ao fim da reforma, foi feito um estudo arquitetônico para definição do local mais adequado para exibir a obra, de modo a valorizá-la, destacá-la e torná-la acessível.


Em janeiro deste ano, "Manifestações Culturais" e mais 18 criações do artista argentino foram tombadas pela Prefeitura de Salvador. O conjunto, assim como grande parte do trabalho de Carybé, valoriza e reconta a história da cidade.


Sobre o artista


Carybé, nome artístico de Hector Julio Páride Bernabó, foi um pintor, gravador, desenhista, ilustrador, mosaicista, ceramista, entalhador e muralista argentino naturalizado brasileiro. Ele viveu em Salvador por quase 50 anos, época em que promoveu uma renovação nas artes plásticas ao lado de artistas como Mário Cravo, Jenner Augusto e Genaro de Carvalho.


Aqui, Carybé se inspirou nas cores, história e costumes para criar as peças mais importantes da carreira. Além disso, ele fez desenhos para dezenas obras do escritor Jorge Amado, de quem era grande amigo, além de ilustrar trabalhos do fotógrafo Pierre Verger.


Pertencimento


Valorizar artistas e as tradições culturais dos lugares onde estão inseridos é uma característica de todos os aeroportos da rede VINCI Airports, da qual o Aeroporto de Salvador faz parte. Em 2020, a VINCI Airports  promoveu 15 parcerias artísticas locais, como por exemplo no Aeroporto de Lyon-Saint Exupéry, que expôs obras do famoso artista contemporâneo Abraham Poincheval. Através do chamado "sense of place" ou "senso de pertencimento", os aeroportos da rede VINCI deixam de ser lugares impessoais, mas sim inspiradores e que refletem a riqueza cultural da região em que estão.


"Manifestações Culturais"
Obra: Painel de 5m x 2,08m
Data de execução: 1984
Técnica: óleo sobre tela
Tema: manifestações culturais da Bahia


Sobre o Salvador Bahia Airport


Localizado em Salvador, capital baiana e primeira capital do Brasil, o Salvador Bahia Airport faz parte da rede VINCI Airports desde 2 de janeiro de 2018 através de um Contrato de Concessão com duração de 30 anos. Na lista dos dez aeroportos mais movimentados do país, ele conecta o estado da Bahia com cerca de 30 destinos, domésticos e internacionais.


Desde o início da Concessão, o aeroporto tem incorporado padrões globais de operação, buscando entregar mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para os seus passageiros. Grandes investimentos em um programa de modernização e ampliação levaram à extensão de 22.000 m² de área construída, ao acréscimo de seis novas pontes de embarque, à abertura de mais uma pista para aviação comercial e à instalação de um sistema de detecção e combate a incêndio. Além disso, o aeroporto se comprometeu a apoiar o desenvolvimento econômico do estado através do desenvolvimento de tráfego e iniciativas de estímulo ao turismo.


Reconhecido como um aeroporto verde pelo Conselho Internacional de Aeroportos, o Salvador Bahia Airport se destaca por suas conquistas no campo da sustentabilidade entre as quais zero descarte de efluentes, adoção de medidas visando eficiência energética, e a implementação de um programa efetivo de reciclagem. As iniciativas estão alinhadas com o compromisso da VINCI Airports em reduzir sua pegada de carbono. O Aeroporto também procura valorizar e promover as especificidades culturais e sociais da Bahia, um de seus grandes ativos.


Sobre a VINCI Airports


A VINCI Airports, a maior operadora privada de aeroportos no mundo, gerencia o desenvolvimento e as operações de 46 aeroportos espalhados pela França, Portugal, Reino Unido, Suécia, Sérvia, Camboja, Japão, Estados Unidos, República Dominicana, Costa Rica, Chile e Brasil. Atendida por cerca de 250 companhias aéreas, a rede VINCI Airports transportou 240 milhões de passageiros em 2018.


Por meio de sua expertise como um integrador abrangente, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos, aproveitando sua capacidade de investimento, network internacional e know-how para otimizar a gestão e o desempenho das infraestruturas aeroportuárias existentes, suas extensões e projetos de novas construções. Em 2018, sua receita anual para atividades geridas foi de 3,6 bilhões de euros e de 1,6 bilhão de euros para receita consolidada. Mais informações estão disponíveis em www.vinci-airports.com ou www.salvador-airport.com.br.