Salvador Bahia Airport é reconhecido como um "aeroporto verde" por órgão internacional de aviação

Salvador Bahia Airport é reconhecido como um "aeroporto verde" por órgão internacional de aviação

•    Pela segunda vez seguida, aeroporto é reconhecido pelo Conselho Internacional de Aeroportos – América Latina e Caribe como um aeroporto ambientalmente amigável, ao adotar a política ambiental da VINCI Airports;
•    O terminal já é duplamente reconhecido nacionalmente como o mais sustentável do Brasil, em 2019 e em 2020, pela Anac.


24 de novembro, Salvador – O Salvador Bahia Airport, um integrante da rede VINCI Airports, recebeu do Conselho Internacional de Aeroportos – América Latina e Caribe (ACI- LAC) o reconhecimento de “Aeroporto Verde”.  Essa é a segunda vez que o aeroporto da capital baiana recebe esse reconhecimento da instituição, que tem por objetivo destacar o excelente desempenho ambiental e social dos aeroportos da região.


O reconhecimento é atrelado à apresentação do projeto “Aterro Zero”. Desde 2020, o Salvador Bahia Airport recupera 100% dos seus resíduos sólidos e os encaminha para destinação ambientalmente correta, evitando assim o envio dos mesmos para aterro sanitário. Todos os materiais coletados são separados em uma Central de Resíduos e, sempre que possível, reintroduzidos em processos produtivos, de acordo com o conceito de economia circular. Ser Aterro Zero é uma das metas ambientais da rede VINCI Airports que devem ser alcançadas até 2030 por todos os seus aeroportos.


Na premiação anterior, o projeto vencedor foi a instalação da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Modulável e com 99,5% de eficiência, ela permitiu a adoção de reuso de água no aeroporto, reduziu em 37% a necessidade de consumo de água potável no terminal e zerou a emissão de efluentes para corpos hídricos. Nessa edição, três ações do Salvador Bahia Airport foram inscritas: Aterro Zero, Eficiência Energética e Preservação da Biodiversidade.


O recebimento desse reconhecimento, juntamente com os dois títulos consecutivos de “Aeroporto mais sustentável do Brasil”, concedido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e do Prêmio Via Viva, concedido pelo Ministério da Infraestrutura, demonstram a solidez da política ambiental da VINCI Airports. Em apenas quatro anos de concessão, o Salvador Bahia Airport é seguidamente premiado devido aos compromissos assumidos pela rede da qual faz parte, que tem por objetivo atingir a neutralidade de carbono até 2050. Outras metas devem ser cumpridas até 2030, como redução do consumo de energia e de água em 50%, além da não dispensação de resíduos sólidos para aterro sanitário.


Sobre o Salvador Bahia Airport


Localizado na primeira capital brasileira, o Salvador Bahia Airport faz parte da rede VINCI Airports desde 2 de janeiro de 2018 através de um Contrato de Concessão com duração de 30 anos. Desde então, o aeroporto tem incorporado padrões globais de operação, buscando entregar mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para os seus passageiros. Com este objetivo, foram realizadas obras de modernização e ampliação do terminal de passageiros, um investimento de R$ 700 milhões que ampliou sua capacidade em 50%, de 10 milhões para 15 milhões de passageiros ao ano. Apontado por dois anos seguidos como o "Aeroporto Mais Sustentável do Brasil", o Salvador Bahia Airport se destaca pelo seu espírito pioneiro em suas ações de preservação ambiental. Mais informações podem ser encontradas no site ou nas redes sociais @salvadorbahiaairport.


Sobre a VINCI Airports


A VINCI Airports, maior operador privado de aeroportos do mundo, administra 45 aeroportos em 12 países na Europa, Ásia e nas Américas. Com sua expertise agregadora, desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos. Também aplica sua capacidade de investimento e conhecimento em otimizar o desempenho operacional, modernizando infraestruturas e conduzindo-as rumo à sustentabilidade ambiental. A VINCI Airports se tornou o primeiro operador aeroportuário a desenvolver uma estratégia ambiental internacional, em 2016, com o objetivo de atingir a neutralidade de carbono na sua rede em 2050.


Mais informações estão disponíveis em: site da Vinci, no Twitter ou no perfil Oficial do Linkedin.


Imagem: Divulgação | Foto: Will Recarey