Um Gol para Amazônia: Salvador Bahia Airport apoia campanha para restaurar áreas desmatadas

Um Gol para Amazônia: Salvador Bahia Airport apoia campanha para restaurar áreas desmatadas

•    Apoio do aeroporto reforça o compromisso da política ambiental da VINCI Airports;
•    A campanha tem o objetivo de plantar 7 mil árvores e recuperar o equivalente a 7 campos de futebol;
•    Áreas restauradas com plantio de mudas estão nos municípios do interior do Amazonas, como Apuí e São Sebastião do Uatum.


Salvador, novembro de 2022 – Restaurar o equivalente a 7 campos de futebol na floresta amazônica. Essa é a meta da campanha "Um Gol para Amazônia" que contará com o apoio do Salvador Bahia Airport – membro da rede VINCI Airports. A iniciativa do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) busca sensibilizar a sociedade civil no combate ao desmatamento ilegal aproveitando a Copa do Mundo e a paixão do povo brasileiro pelo futebol.


A ideia é chamar a atenção para a conservação da floresta em pé, pois até setembro de 2022, a área de floresta amazônica derrubada atingiu 9.069 km², o que corresponde a quase oito vezes a cidade do Rio de Janeiro. O aeroporto vai apoiar a campanha disponibilizando mídias internas para divulgação do projeto. Os painéis de voo e os totens de comunicação digital exibirão a campanha pelo terminal e haverá divulgação nas redes sociais do Salvador Bahia Airport.


A iniciativa é importante por promover a conservação de áreas degradadas e incentivar a preservação de uma das regiões mais ricas em biodiversidade do mundo. O apoio do Salvador Bahia Airport reforça a política ambiental da VINCI Airports.


Em apenas cinco anos de concessão, o aeroporto de Salvador foi seguidamente premiado devido aos compromissos assumidos pela rede da qual faz parte, que tem por objetivo atingir a neutralidade de carbono até 2050. Outras metas devem ser cumpridas até 2030, como redução do consumo de energia e de água em 50%.


Além de Salvador, a VINCI Airpots administra mais 7 aeroportos no Norte do Brasil. Assim como fez com o Salvador Bahia Airport, a empresa vai levar sua ambiciosa estratégia ambiental com investimentos em energia limpa, redução do consumo de energia, reuso de água e destinação correta de resíduos sólidos para a região que transporta cerca de 2,11% do tráfego aéreo nacional.


Como doar


As doações serão realizadas pelo sistema referência Doare, acessando doe.idesam.org, nas modalidades PIX, cartão ou boleto. Prezando pela transparência e prestação de contas, será disponibilizada uma página específica da campanha, informando a quantidade de "gols", ou seja, doações realizadas e o proporcional em plantio de árvores, campos de futebol restaurados e famílias beneficiadas, pelo link; constando também um VAR, videoárbitro, demonstrando os valores arrecadados x áreas que serão recuperadas, tendo como base de cálculo o número de 1.000 árvores equivalentes a 1 campo de futebol, no valor de R$40,00 a unidade.


Segundo Paola Bleicker, diretora executiva do Idesam, o objetivo é fortalecer a cultura de doações e parcerias em torno da causa socioambiental. "Queremos criar uma grande rede de embaixadores que vão apoiar a campanha, como empreendedores sociais e outros agentes de mobilização que tenham afinidade com as questões socioambientais na Amazônia. O Idesam entrará em campo com um time de peso, para dar um cartão vermelho para o desmatamento ilegal", disse Paola.


As áreas restauradas com plantio de mudas estão dentro das atividades do Idesam em municípios do interior do Amazonas, como Apuí e São Sebastião do Uatumã. "Com a campanha, queremos impactar produtores rurais, extrativistas e famílias que vivem e sobrevivem da floresta. Ficamos muito contentes em termos a adesão de mais apoiadores na campanha, que são influenciadores e mobilizadores de diversos segmentos. A chegada do Salvador Bahia Airport ao nosso time só irá fortalecer ainda mais esse trabalho", completou Paola.


Sobre o Idesam


O Idesam é uma Oscip com atuação na Amazônia Legal desde 2004. Em 2022, teve o reconhecimento como uma das 100 melhores ONGs do Brasil e o Prêmio Empreendedor Social- Inovação em Meio Ambiente pela Folha de São Paulo e Fundação Schwab. O propósito do Instituto é promover uma nova economia de base inclusiva e sustentável na Amazônia, criando conexões aos atores de suas cadeias de valor e apontando novos caminhos inovadores para a conservação e a redução da pobreza. Até o momento, os indicadores são de 8,5 milhões de hectares de florestas conservadas em 34 territórios na Amazônia; 6 mil famílias impactadas e 23 organizações sociais envolvidas. Coordena e apoia as iniciativas estratégicas AMAZ Aceleradora de Impacto, Programa Prioritário de Bioeconomia, Inatú Amazônia, Café Apuí Agroflorestal e Programa Carbono Neutro, além da secretaria executiva do Observatório da BR-319.

 

Sobre o Salvador Bahia Airport


Localizado na capital do estado da Bahia, o Salvador Bahia Airport é a primeira Concessão da rede VINCI Airports no Brasil, que assumiu sua operação em 2 de janeiro de 2018. Desde então, o Aeroporto de Salvador incorporou padrões operacionais globais, buscando oferecer mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para seus passageiros. Com este objetivo, foram realizadas obras de modernização e ampliação do terminal, um investimento de R$ 700 milhões que aumentou sua capacidade em 50%, passando a atender até 15 milhões de passageiros por ano. Considerado o “Aeroporto Mais Sustentável do Brasil”, o Salvador Bahia Airport se destaca pelo pioneirismo nas ações de preservação ambiental.


Sobre a VINCI Airports


Maior operadora privada de aeroportos no mundo, a VINCI Airports administra mais de 50 aeroportos em 11 países na Europa, Ásia e nas Américas. Graças à sua expertise como integradora global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e gerencia aeroportos, contribuindo com sua capacidade de investimento e know-how em otimizar o desempenho operacional, modernizar a infraestrutura e implantar a transição ambiental. Desde 2016, a VINCI Airports é a primeira operadora global comprometida com uma estratégia ambiental internacional, com objetivo de alcançar zero emissões líquidas de carbono em toda a sua rede até 2050.

Para mais informações:
Website: www.vinci-airports.com
Twitter: @VINCIAirports
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/vinci-airports/