Viajar com líquidos

Viajar com líquidos

São considerados líquidos artigos de consistência semelhante a: água e outras bebidas, loções, perfumes, aerossóis, pasta de dentes, gel de cabelo, espumas de cabelo e de barbear, cremes, pastas e patês, compotas e queijos moles, sopas e xaropes.

Na bagagem de mão, não é permitido transporte de aerossóis e aromatizadores em voos domésticos, exceto os de uso médico ou de asseio pessoal, sem que exceda a quantidade de quatro frascos por pessoa e que o conteúdo, em cada frasco, seja inferior a 300 ml ou 300 g;

Em voos internacionais, todos os líquidos - inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares - precisam estar em recipientes individuais de até 100 ml cada, acomodados em uma embalagem plástica, transparente e vedada, com no máximo 1 litro, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm. Cada passageiro pode levar no máximo uma bolsa. Líquidos em frascos acima de 100 ml não podem ser transportados, mesmo se o frasco estiver parcialmente cheio.

Em voos nacionais e internacionais a partir do Brasil, cada passageiro pode levar, no máximo, 5 litros de bebidas alcoólicas, desde que fracionados em recipientes de até 1 litro e com graduação alcoólica de até 70%, incluindo sua bagagem de mão e despachada.

  • Se você transporta líquidos em recipientes até 100 ml, eles devem estar acondicionados dentro de saco transparente. Retire o saco com líquidos da bagagem de mão e coloque na bandeja para passar pelo Raio X.

    Se você transporta líquidos acima dos 100 ml (comprados dentro dos free shops do aeroporto ou a bordo dos aviões, medicamentos ou produtos dietéticos especiais), deve retirar o saco da bagagem de mão e colocar na bandeja para passar pelo Raio X.

    Observação: Lembre-se de que não deve abrir o saco antes de chegar ao seu destino, pois os produtos serão recusados na inspeção de segurança do aeroporto.

  • Medicamentos líquidos ou produtos dietéticos especiais (incluindo comida para bebê – papas, purês de fruta, iogurtes e mamadeiras de leite) fora do saco de plástico transparente, ou em quantidade superior a 100ml / 100gr, devem estar acompanhados de um documento ou declaração médica que confirme essa necessidade.

    Os medicamentos em comprimidos ou em pó não estão sujeitos às restrições dos líquidos.

    Os artigos líquidos comprados nas lojas do aeroporto, após a inspeção de segurança, ou a bordo, são também aceitos, desde que estejam num saco inviolável selado (fornecido pelas lojas free shop) com o recibo de compra no interior.