VINCI Airports conquista título de "Aeroporto Mais Sustentável do Brasil" para o Salvador Bahia Airport pelo terceiro ano consecutivo

VINCI Airports conquista título de "Aeroporto Mais Sustentável do Brasil" para o Salvador Bahia Airport pelo terceiro ano consecutivo

·    Desde a implantação da estratégia ambiental da VINCI Airports, o aeroporto conquistou todas as edições do Prêmio Aeroportos Sustentáveis;
·    O Salvador Bahia Airport também recebeu o selo "Aeroporto Verde" do Conselho Internacional de Aeroportos – América Latina e Caribe;
·    A VINCI Airports implementará sua política nos outros 7 aeroportos operados no norte do Brasil desde janeiro de 2022.


Ao obter as maiores pontuações em quesitos relacionados à sustentabilidade, o Salvador Bahia Airport, integrante da rede VINCI Airports, foi premiado pelo terceiro ano consecutivo como o mais sustentável do Brasil. O reconhecimento é concedido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) anualmente como parte de seu Programa de Aeroportos Sustentáveis.


O terminal alcançou o topo do pódio no ranking geral ao pontuar 97,04% ao cumprir todos os critérios estabelecidos pela Agência. O Aeroporto de Salvador atingiu seu melhor desempenho em gestão de ruído de aeronaves, mudanças climáticas, resíduos e energia elétrica. Ao todo, a ANAC avaliou 32 critérios relacionados à gestão ambiental em 20 aeroportos brasileiros.


O Salvador Bahia Airport iniciou seu caminho para se tornar o terminal mais sustentável do Brasil em 2018, quando foi introduzida a estratégia ambiental da VINCI Airports, com o objetivo de reduzir pela metade as emissões de carbono até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050.


O aeroporto foi o primeiro no Brasil a instalar uma usina solar, a interromper o envio de resíduos sólidos para aterros sanitários e a reutilizar águas residuais. Também recebeu o selo "Aeroporto Verde" do Conselho Internacional de Aeroportos – América Latina e Caribe (ACI-LAC).


A estrutura conta ainda com um programa de manejo da fauna e um sistema que permite captar água da rede de ar-condicionado para reutilizá-la. Os antigos equipamentos foram substituídos por outros ecoeficientes, a iluminação convencional por LED e foi implementado um processo de monitoramento para medir a quantidade de água e energia utilizada pelos subconcessionários.


O Diretor Técnico do Salvador Bahia Airport, Yann Le Bihan, comenta: "Este prêmio é resultado de um plano de ação ambiental global da VINCI Airports. Ele tem como objetivo trazer soluções para nossos clientes e stakeholders além do nosso perímetro e liderar a transformação ecológica pela qual a indústria de aviação está passando, através da promoção nosso lema de mobilidade positiva".


Sobre o Salvador Bahia Airport


Localizado na primeira capital brasileira, o Salvador Bahia Airport faz parte da rede VINCI Airports desde 2 de janeiro de 2018 através de um Contrato de Concessão com duração de 30 anos. Desde então, o aeroporto tem incorporado padrões globais de operação, buscando entregar mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para os seus passageiros. Com este objetivo, foram realizadas obras de modernização e ampliação do terminal de passageiros, um investimento de R$ 700 milhões que ampliou sua capacidade em 50%, de 10 milhões para 15 milhões de passageiros ao ano. Apontado por dois anos seguidos como o "Aeroporto Mais Sustentável do Brasil", o Salvador Bahia Airport se destaca pelo seu espírito pioneiro em suas ações de preservação ambiental. Mais informações podem ser encontradas no website ou nas redes sociais @salvadorbahiaairport.


Sobre a VINCI Airports


A VINCI Airports, a principal operadora de aeroportos privados do mundo, administra 53 aeroportos em 12 países na Europa, Ásia e Américas. Aproveitamos nossa experiência em um integrador abrangente para desenvolver, financiar, construir e operar aeroportos, ao mesmo tempo em que potencializamos nossa capacidade de investimento e experiência em otimizar o desempenho operacional, modernizar a infraestrutura e conduzir a transição ambiental. A VINCI Airports tornou-se a primeira operadora aeroportuária a iniciar a implementação de uma estratégia ambiental internacional, em 2016, com o objetivo de atingir emissões líquidas zero em toda a sua rede até 2050.


Mais informações estão disponíveis em: site da Vinci, no Twitter ou no perfil Oficial do Linkedin.


Imagem: Divulgação | Foto: Will Recarey