Fique por dentro das novidades do aeroporto
Durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente, o Salvador Bahia Airport, membro da VINCI Airports, tornou-se o primeiro aeroporto do Brasil a alcançar o Nível 4+ de “Transição” do programa Airport Carbon Accreditation (ACA), concedido pelo Conselho Internacional de Aeroportos (ACI). O reconhecimento atesta o avanço do aeroporto na redução de suas emissões de carbono e seu compromisso com metas alinhadas a um cenário de aquecimento global inferior a 2°C, conforme previsto no Acordo de Paris.
A certificação faz parte do programa internacional Airport Carbon Accreditation (ACA), que estabelece critérios rigorosos para a gestão de carbono em aeroportos e é o único programa de certificação de gestão de carbono com respaldo institucional voltado exclusivamente ao setor aeroportuário. O Salvador Bahia Airport reduziu suas emissões dos escopos 1 e 2 em 89% em relação a 2018 e compensou as emissões residuais com a aquisição de créditos certificados, condição necessária para a obtenção da certificação ACA 4+. Esse nível exige que os aeroportos atuem em três frentes: controle das emissões diretas geradas pelas suas operações, gestão do consumo de eletricidade e engajamento dos parceiros para reduzir o impacto ambiental de toda a cadeia de valor do aeroporto.

Em linha com a estratégia ambiental da VINCI Airports, o aeroporto está comprometido em reduzir sua pegada de carbono direta em dois terços até 2030, em comparação com 2018, e alcançar emissões líquidas diretas zero até 2050. A política ambiental global da VINCI Airports estabelece metas sustentáveis para todos os aeroportos da rede, incluindo objetivos como eliminar o envio de resíduos para aterros até 2030, promover o uso de energia limpa e renovável, adotar práticas avançadas de gestão de resíduos, reduzir pela metade o consumo de água e preservar a biodiversidade.
Ao longo dos sete anos de concessão, o Salvador Bahia Airport vem implementando uma série de iniciativas voltadas à sustentabilidade, como a geração de energia solar em duas usinas fotovoltaicas com capacidade total de 4,6 MWp – uma delas atende 30% do consumo do terminal de passageiros, e a outra abastece integralmente três unidades consumidoras na área de cargas – além do uso exclusivo de energia proveniente de fontes renováveis. O aeroporto também possui um plano de colaboração com empresas e parceiros para incentivar a adoção de práticas sustentáveis em suas operações, visando à redução das emissões do escopo 3. Entre essas ações, estão a eletrificação dos equipamentos de apoio em solo e a redução do uso do APU nas aeronaves em solo, por meio do fornecimento de energia elétrica (GPU) e sistemas de ar condicionado pré-condicionado (PCA).
Segundo Alessandra Reis, gerente de Meio Ambiente da VINCI Airports no Brasil, essa conquista reforça o compromisso do grupo com a sustentabilidade e está em sintonia com as tendências globais do setor. “A VINCI Airports tem uma meta clara de reduzir suas emissões em 67% até 2030 e alcançar emissões líquidas zero até 2050. Essa certificação mostra que estamos no caminho certo, implementando soluções concretas para minimizar nosso impacto ambiental. Com a proximidade da COP 30, a agenda climática ganha ainda mais relevância, e seguimos alinhados com os objetivos globais para garantir um futuro mais sustentável”, afirma.
Sobre o Salvador Bahia Airport
Localizado na capital do estado da Bahia, o Salvador Bahia Airport é a primeira Concessão da rede VINCI Airports no Brasil, que assumiu sua operação em 2 de janeiro de 2018. Desde então, o Aeroporto de Salvador incorporou padrões operacionais globais, buscando oferecer mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para seus passageiros. Com um investimento de R$ 700 milhões em obras de modernização e ampliação do terminal, aumentou sua capacidade em 50%, atendendo até 15 milhões de passageiros por ano. Além disso, foi reconhecido com o Selo de Diversidade Étnico-Racial pela Secretaria Municipal da Reparação de Salvador em virtude das iniciativas de combate ao racismo institucional. O Salvador Bahia Airport também se destaca como o “Aeroporto Mais Sustentável do Brasil”, liderando ações de preservação ambiental.
Sobre a VINCI Airports
A VINCI Airports, líder mundial em operação de aeroportos privados, atua em mais de 70 aeroportos em 13 países. Graças à sua expertise como integradora global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e gerencia aeroportos, disponibilizando sua capacidade de investimento e seu know-how na otimização do desempenho operacional, modernização da infraestrutura, gerenciamento das operações e transição ambiental. A VINCI Airports foi a primeira operadora de aeroportos a se comprometer com uma estratégia ambiental internacional em 2016, visando alcançar a meta de emissões líquidas zero em toda a sua rede até 2050.
06 de Novembro de 2025
03 de Outubro de 2025
22 de Setembro de 2025
Assessoria de Comunicação – Comunicativa
Contato: Victor Rosa / Graziella Garcia
📞 +55 (71) 98221‑6166 / 98133‑4070
✉️ victor@comunicativaassociados.com.br
✉️ graziella@comunicativaassociados.com.br