Pular para o conteúdo principal

Notícias

Fique por dentro das novidades do aeroporto

Aeroporto de Salvador realiza simulados de Segurança da Aviação Civil

16 de Dezembro de 2021
Imagem da noticia

Um simulado de segurança foi realizado na última terça-feira (14), no Salvador Bahia Airport, integrante da rede VINCI Airports. A atividade faz parte de um cronograma anual de treinamentos com objetivo de avaliar e exercitar o Plano de Contingência Aeroportuário. Para isso, foram criados cenários para realização do Exercício Simulado de Apoderamento Ilícito de Aeronaves (ESAIA) e do Exercício Simulado de Ameaça de Bomba (ESAB).


Aproximadamente 35 pessoas participaram do exercício, que faz parte das atividades de Controle de Qualidade de Segurança da Aviação Civil (AVSEC). A simulação, realizada em coordenação com a Polícia Federal (PF), representou um evento no qual um sequestrador armado invadiu a área restrita e fez de reféns dois passageiros e dois funcionários, sendo que um desses foi ferido. Durante a tarde, as equipes simularam uma ocorrência de ameaça de bomba nas instalações aeroportuárias.


Os exercícios permitem a avalição da capacidade de pronta resposta diante das ameaças. Além disso, testa o Plano de Contingência, identificando oportunidades de melhoria como necessidades de treinamento, reestruturação dos processos e instalações e criação ou alteração de procedimentos, tendo como principal objetivo a continuidade das operações aeroportuárias mesmo atuando no atendimento das contingências.


"A segurança aeroportuária precisa andar em equilíbrio constante com as facilidades operacionais oferecidas ao passageiro. A missão da Segurança da Aviação Civil (AVSEC) é adotar medidas constantes de vigilância de área, controlar acessos, realizar inspeções de segurança e monitoramento eletrônico por câmeras, além de realizar rondas em áreas públicas e operacionais", explicou Gerlan Alves, Gestor AVSEC do aeroporto.


Participaram da simulação a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Salvador (DTCEA/SV), os Grupos de negociação, tático e de inteligência da Polícia Federal, a Polícia Militar do Estado da Bahia e a Polícia Civil, além de membros da Companhia Aérea envolvida e do Aeroporto de Salvador.


A Coordenadora do Núcleo de Polícia Aeroportuária (NPAER) da Polícia Federal, Livia Mascarenhas, ressaltou a importância de toda a comunidade aeroportuária estar preparada para atuar em emergências: "O exercício simulado, muito mais que um protocolo formal a ser cumprido, é uma ferramenta de treinamento para acionamentos e parâmetros a serem seguidos. O sucesso desse simulado só ressalta a importância da parceria entre a Polícia Federal e a VINCI Airports. Parabéns a todos os envolvidos", frisou. 


Sobre o Salvador Bahia Airport


Localizado na primeira capital brasileira, o Salvador Bahia Airport faz parte da rede VINCI Airports desde 2 de janeiro de 2018 através de um Contrato de Concessão com duração de 30 anos. Desde então, o aeroporto tem incorporado padrões globais de operação, buscando entregar mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para os seus passageiros. Com este objetivo, foram realizadas obras de modernização e ampliação do terminal de passageiros, um investimento de R$ 700 milhões que ampliou sua capacidade em 50%, de 10 milhões para 15 milhões de passageiros ao ano. Apontado por dois anos seguidos como o "Aeroporto Mais Sustentável do Brasil", o Salvador Bahia Airport se destaca pelo seu espírito pioneiro em suas ações de preservação ambiental. Mais informações podem ser encontradas no site ou nas redes sociais @salvadorbahiaairport.


Sobre a VINCI Airports


A VINCI Airports, maior operador privado de aeroportos do mundo, administra 45 aeroportos em 12 países na Europa, Ásia e nas Américas. Com sua expertise agregadora, desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos. Também aplica sua capacidade de investimento e conhecimento em otimizar o desempenho operacional, modernizando infraestruturas e conduzindo-as rumo à sustentabilidade ambiental. A VINCI Airports se tornou o primeiro operador aeroportuário a desenvolver uma estratégia ambiental internacional, em 2016, com o objetivo de atingir a neutralidade de carbono na sua rede em 2050.

Veja nossas últimas notícias

Contato

Assessoria de Comunicação – Comunicativa

Contato: Victor Rosa / Graziella Garcia
📞 +55 (71) 98221‑6166 / 98133‑4070
✉️ victor@comunicativaassociados.com.br
✉️ graziella@comunicativaassociados.com.br