Meio Ambiente
Comprometidos com a proteção do planeta e um futuro sustentável.

Voando em direção a um futuro sustentável
Estamos empenhados em reduzir o impacto ambiental das nossas operações e promover um futuro mais sustentável. Implementámos diversas medidas para minimizar a nossa pegada ambiental, desde a reutilização de água até à geração de energia limpa através da nossa central solar. Com isso, fomos reconhecidos pela ANAC como o “Aeródromo Mais Sustentável do Brasil” por três vezes consecutivas e recebemos a Certificação Carbon Accreditation do International Airport Council (ACI), além do certificado ISO 14001 que atesta a excelência de nosso sistema de companhias aéreas. Gestão Ambiental. O nosso compromisso com a sustentabilidade é uma responsabilidade partilhada com a nossa comunidade, parceiros e partes interessadas, e estamos empenhados em trabalhar juntos para promover um futuro mais sustentável para todos.
Juntos pela mobilidade positiva
Liderando a Mudança Ambiental
Ao lançar sua estratégia ambiental em 2015, a primeira do gênero no setor aeroportuário, a VINCI Airports colocou a transição ambiental no centro de suas prioridades estratégicas. Como parte da rede VINCI Airports, estamos comprometidos em seguir um roteiro que inclui a proteção da biodiversidade, o controle do consumo de água, a reciclagem de resíduos, a redução do consumo de eletricidade e o uso de energias renováveis. A busca pela excelência ambiental é fundamental para a aviação e os aeroportos, e estamos empenhados em contribuir para essa transformação, promovendo um futuro mais sustentável para todos.
Nossas iniciativas ambientais
Promovendo a transição para um futuro mais verde e responsável
Como premissa estabelecida na política ambiental do Aeroporto Internacional de Salvador, possuímos o compromisso de gerenciar o consumo de energia elétrica, buscando sua redução através da eficiência energética, além de priorizar o uso de energias limpas ou menos poluentes. A meta é reduzir 5% do consumo de energia elétrica até 2030.
Para isso, foi instalada no aeródromo uma usina solar com 4.215kWp de potência, substituídas 100% das lâmpadas convencionais por LED e trocados equipamentos antigos por outros mais eficientes.

Nossa meta atual é alcançar o status NET ZERO até 2030. Como premissa estabelecida em nossa política ambiental, o Aeroporto Internacional de Salvador está comprometido com o mapeamento e a redução das emissões de gases de efeito estufa, atendendo aos requisitos para a obtenção e manutenção da Acreditação de Carbono em Aeroportos (Airport Carbon Accreditation).
Com esse compromisso, conquistamos a Certificação ACA 3, alcançando uma redução de 87% nas emissões.

Como premissa estabelecida na sua política ambiental, o Aeroporto Internacional de Salvador possui o compromisso de redução do consumo de água, reuso do efluente tratado para fins não nobres e desenvolvimento de novas alternativas de recuperação de água. Para isso, foi estabelecido o objetivo de reduzir em 50% o consumo de água até 2030.
O Salvador Bahia Airport é o primeiro aeroporto Zero Efluentes do Brasil. Todo efluente gerado é tratado em uma Estação de Tratamento de Efluentes, e 100% da água tratada é reaproveitada em vasos sanitários e outros usos não nobres. Além disso, há um sistema de reuso da água gerada nos equipamentos de ar-condicionado e foram instalados bicos arejadores nas torneiras do terminal, que reduzem a vazão sem afetar a percepção do usuário

Como premissa estabelecida na política ambiental do Aeroporto Internacional de Salvador possuímos o compromisso de redução de resíduos sólidos com adoção da Economia Circular, monitorando seus ciclos de vida.
Somos o primeiro aeroporto Aterro Zero do Brasil. 100% dos nossos resíduos sólidos são coletados, classificados na Central de Resíduos e enviados para a destinação correta, onde são utilizados como matéria-prima para reciclagem ou para geração de energia e cimento, nos comprometemos com o conceito de economia circular e a redução em 10% a geração de resíduos até 2030.

O setor aeroportuário enfrenta um grande desafio ambiental, tendo que atuar de forma responsável. A VINCI Airports foi a primeira operadora aeroportuária a adotar, em 2016, uma estratégia ambiental internacional.
O Grupo possui compromissos que repercutem em nossas políticas e em nossa cultura, sempre com destaque para a sustentabilidade. Assim, o Aeroporto Internacional de Salvador se responsabiliza em atender os compromissos ambientais determinados pela VINCI Airports, que podem ser verificados em sua política ambiental.
Temos o compromisso em reduzir as emissões de poluente atmosférico evitando que causem efeitos nocivo à saúde humana e meio ambiente, assim realizamos monitoramento da qualidade do ar quadrimestralmente para garantir o monitoramento dos indicadores estabelecidos.
O Aeroporto Internacional de Salvador possui o compromisso com a redução de emissões de poluentes atmosféricos e se compromete com a redução de 2% no índice de qualidade do ar (IQAr) <= 40 conforme estabelecido pela Agência de Proteção Ambiental até 2030.
Monitoramento de Emissões Atmosféricas – SBSV

O Aeroporto Internacional de Salvador realiza o Plano de Zoneamento de Ruídos (PZR), e possui uma Comissão de Gerenciamento de Ruido Aeronáutico (CGRA), com a participação de órgãos públicos, colaboradores internos, associações de bairro e companhias aéreas. São abordados assuntos como: reclamações de ruídos, comunicações a autoridades e população, identificação de atividades incompatíveis e sugestões de melhorias através de indicadores para planejamento e restrição de uso do solo do município e enquadramento no RBAC 161.
Possuímos o compromisso de atender ao estabelecido no Regulamento Brasileiro da Aviação Civil nº. 161, emenda nº. 03 e nos comprometemos com a redução do ruído aeronáutico, estabelecendo uma meta de redução em 1% da área impactada até 2030.